google.com, pub-8689942688360893, DIRECT, f08c47fec0942fa0
 

A SYNAPSE oferece suporte técnico com ênfase em neurologia clínica, geriatria e neurofarmacologia para pequenos animais.

Escreva um e-mail para:

fernando@veterinario.med.br

Conheça

A SYNAPSE é um projeto idealizado pelo Dr. Fernando Resende, Médico Veterinário formado pela Universidade Federal de Uberlândia, com Residência em Patologia Animal (UFU), Mestrado e Doutorado em Saúde Animal pela Universidade de Brasília e experiência em Neuro-Fisiologia Molecular pela Universität des Saarlandes - Alemanha.

SYNAPSE é o termo em inglês que designa as regiões ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônioscélulas musculares ou células glandulares.

 

Roberto Lent comenta no livro “Cem Bilhões de Neurônios – Conceitos fundamentais de neurociência” que a sinapse é fundamental no processamento de sinais do sistema nervoso. Trata-se da estrutura microscópica de contato entre um neurônio e outra célula (Figura 1), atraves da qual se dá a transmissão de mensagens entre as duas. Ao serem transmitidas, as mensagens podem ser modificadas no processo de passagem de uma célula à outra, e é justamente nisso que reside a grande flexibilidade funcional do sistema nervoso. 

Portanto, a escolha deste nome deve-se a importância desta estrutura nos processos neurológicos como um todo. Assim, a SYNAPSE tem como objetivo torna-se uma referência na neurologia veterinária, aplicando esforços no atendimento clínico, na pesquisa e procurando o crescimento da especialidade neurológica dentro da Medicina Veterinária.

Figura 1. Representação esquemática de uma sinapse. Fonte: http://blog.marcio-pulcinelli.com.

Redes Sociais