
Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética para animais em Brasília - DF
A Tomografia Computadorizada e a Ressonância Magnética são um dos principais exames que complementam a avaliação neurológica. São técnicas avançadas de imagem que, de maneira simplificada, permitem uma visão em 360º de órgãos e demais estruturas do corpo.
Em Brasília, temos acesso a essas duas tecnologias, o que favorece a investigação das doenças neurológicas que acometem os pequenos animais.
A partir desses exames podemos fechar diagnósticos diversos, como: neoplasias intracranianas, processos inflamatórios, anomalias congênitas e doenças do disco intervertebral, por exemplo.
É importante ressaltar que, para a realização desses exames, a imobilidade do paciente é de capital importância. Isso interfere diretamente na qualidade das imagem. Portanto, para pacientes veterinários, é sempre necessário a sedação. Com isso, alguns cuidados devem ser levados em conta, por exemplo: O exame físico completo, a realização de hemograma e perfil bioquímico e a avaliação cardiológica.
Por fim, é indicado o jejum alimentar de 8 horas e hídrico nas 4 horas prévias ao exame, tudo para evitar vômitos e garantir um procedimento anestésico tranquilo para seu pet.
Para evitar transtornos e aborrecimentos, faça contato prévio com a clínica de imagem escolhida, com a finalidade de tirar dúvidas diversas e para agendar um horário. Não se esqueça de levar o pedido médico e os exames de sangue, cardiológicos e quaisquer outros que julgar conveniente.
Normalmente, o prazo para a emissão do laudo do exame é de até 72 horas. Por favor, aguarde o prazo solicitado pela clínica.
Outras informações relevantes:
1 - Os exame de tomografia e ressonância são muito seguros, mas não isento de riscos. É possível reações anafiláticas provocadas pelo meio de contraste e também reações com a sedação (por isso, a importância de que os exames de seu animal sejam recentes);
2- A Tomografia emite radiação ionizante (Raio-X). Portanto, não é conveniente que o tutor acompanhe o exame só por "curiosidade"; é melhor aguardar na área de espera da clínica. Para o paciente, a dose é segura e a exposição justificável.
3- A ressonância gera um campo magnético forte o suficiente para inutilizar cartões de crédito, estragar aparelhos celulares e até atrair metais, preste atenção nas orientações repassadas pela clínica.
4- Todos os exames têm suas limitações, portanto, para algumas patologias eles não serão suficientes para fechar o diagnóstico.