google.com, pub-8689942688360893, DIRECT, f08c47fec0942fa0
 

Tomografia Computadorizada para cães - Brasília - DF

A Tomografia Computadorizada - TC é um dos principais exames complementares na avaliação neurológica de seu animal de estimação. É uma técnica de imagem avançada que, de maneira simplificada, corresponde a um Raio-x que consegue enxergar o corpo em 360º. Dessa forma, gera fatias finas que podem ser reconstituídas em qualquer angulação ou em três dimensões. A TC diferencia as estruturas do corpo por diferenças de densidade e as representa numa escala de cinza.

Em Brasília, essa tecnologia tem preços relativamente acessíveis, o que favorece a investigação das doenças neurológicas que acometem os pequenos animais.

Com a TC é possível identificar neoplasias intracranianas, processos inflamatórios e infecciosos, anomalias congênitas e doenças do disco intervertebral, além de várias outras patologias.

É importante ressaltar que, mais que no Raio-x convencional , a imobilidade do paciente é de capital importância e afeta diretamente a qualidade da imagem de Tomografia. Portanto, para pacientes veterinários, é  sempre necessário a sedação. Com isso, alguns cuidados devem ser levados em conta, por exemplo: O exame físico adequado do paciente, a realização de exames complementares, tais quais, hemograma e perfil bioquímico (que devem ser recentes) e a avaliação cardiológica.

Por fim, deve-se fazer jejum alimentar de 8 horas e hídrico nas 4 horas prévias ao exame, tudo para evitar vômitos e garantir um procedimento anestésico tranquilo para seu pet.

A fim de evitar transtornos e aborrecimentos, ligue na clínica de imagem de sua preferência para agendar o horário e não chegue atrasado. Não se esqueça de levar o pedido médico e os exames de sangue, cardiológicos e quaisquer outros que julgar conveniente.

Normalmente, o prazo para a emissão do laudo do exame é de até 72 horas. Por favor, aguarde o prazo solicitado pela clínica.

Outras informações relevantes:

1 - O exame de tomografia é muito seguro, mas não isento de riscos. É possível reações anafiláticas provocadas pelo meio de contraste e também reações com a sedação (por isso, a importância de que os exames de seu animal sejam recentes);

2- A TC emite radiação ionizante (Raio-X). Portanto, não é conveniente que o tutor acompanhe o exame só por "curiosidade"; é melhor aguardar na área de espera da clínica. Para o paciente, a dose é segura e a exposição justificável.

3- Novamente, não se esqueça do jejum!!

4- Como qualquer exame, a TC tem suas limitações, para algumas patologias ela não será suficiente para fechar o diagnóstico. Em alguns casos, o exame de Ressonância Magnética é o mais indicado.